quinta-feira, 16 de julho de 2015

Livre (2014)

Wild
Dirigido por Jean-Marc Vallée


Após a morte de sua mãe, um divórcio e uma imersão no mundo das drogas, Cheryl Strayed (Reese Whiterspoon), resolve mudar de vida e se arrisca numa longa caminhada rumo ao autoconhecimento. Ela se aventura em uma trilha de 1770 km pela costa do oceano Pacífico.


E aqui nos deparamos com mais um filme inspirado em fatos reais, na safra de 2014. "Livre" é um road movie extraído da biografia de Cheryl Strayed, que em 1955, aos 20 e poucos anos, encara o desafio de fazer, a pé, os mais de 1.500 km da famosa Pacific Crest Trail.

A historia é contada em forma de flashbacks, é como se estivéssemos dentro do consciente da personagem e são essas recordações que dão ritmo ao filme, que o sustentam.


Antes de "Livre" aparecer nas telonas, ele chegou a ser comparado com o "Na Natureza Selvagem", o que considero um insulto, nada a ver!! E sim, estou sendo bem passional - Into the Wild está, seguramente, no meu top 5 em se tratando de road movies (lindo, lindo, lindo).

Existem alguns pilares que sustentam o filme, e isso é inquestionável. Podemos partir da premissa básica mesmo, poxa, complicado manter o expectador atento durante quase duas horas no "mergulho' solitário de uma personagem - e isso o filme consegue cumprir com louvor. Temos uma fotografia belíssima e extremamente bem explorada pela direção. E, por último, mas não menos importante, destaco a trilha sonora, ela consegue transmitir toda a melancolia e o drama de Cheryl, no entanto, não chega aos pés da trilha de "Na Natureza Selvagem" - Eddie Vedder, meu amor!!! (vish, extrapolei todos os limites da  passionalidade num único post, sorry). 


Sobre Reese? Fez um trabalho consistente, a atriz conseguiu se encaixar muito bem e alcança o objetivo proposto. O argumento é bom, mas em alguns momentos bem lugar-comum, mas não chega a ser piegas.

Road movies sempre me apetecem, uns menos, outros mais...Esse ficou no meio do caminho.








Nenhum comentário:

Postar um comentário