domingo, 25 de janeiro de 2015

Whiplash - Em Busca da Perfeição (2014)

Whiplash
Dirigido por Damien Chazelle
Indicações (Oscar 2015) : Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (J.K Simmons), Melhor Montagem, Melhor Roteiro Adaptado.


Andrew Nimann (Miles Teller) é um jovem baterista, que estuda em uma das maiores escolas de música do país. Focado em se tornar o melhor músico da sua geração, Andrew vê no excelente e temido professor Fletcher (J.K Simmons), a oportunidade de realizar seu sonho. O problema é que Fletcher se utiliza de ferramentas não muito convencionais para alcançar resultados, o abuso verbal e a humilhação são apenas algumas delas.


A universalidade da música é algo que chama a atenção nesse trabalho. Não é necessário estudá-la para se entusiasmar com a batida perfeita, nem tão pouco para apreciá-la e sentir a sua beleza. A arte, realmente, é algo inexplicável.

Uma das coisas que mais gostei no filme foi a presença de um personagem tão forte, um anti-herói que é capaz de desestruturar até o ser humano mais equilibrado. O professor Fletcher é uma daquelas figuras que ficarão ecoando por muito tem em nossas cabecinhas. Aqui, J.K Simmons encontra o personagem da sua vida. Bravo!Literalmente, Bravo!


Whiplah consegue prender o espectador, na verdade, ele consegue nos sugar para dentro de um universo obsessivo e perturbador. Neimann, certamente, se enquadra no rol dos superdotados, e como todo bom gênio, traz consigo uma boa dose de arrogância, egoísmo e ousadia. Impressiona a sua capacidade de renunciar coisas que, para nós, seres humanos "normais", seriam premissas básicas para termos a felicidade. Tudo pela busca da perfeição!


O filme, contudo, consegue ganhar mais pontos ainda, pelo menos na minha opinião, pela sua trilha sonora, regada com muito Jazz. Um verdadeiro deleite para os fãs desse gênero musical!

5/5


Nenhum comentário:

Postar um comentário