Dirigido por Alejandro G.Iñárritu
Elenco: Fonte Imdb
Indicação para o Oscar 2015 : Melhor Filme, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhor Diretor (Alejandro Iñárritu), Melhor Roteiro Original, Melhor Ator (Michael Keaton), Melhor Ator Coadjuvante (Edward Norton), Melhor Atriz Coadjuvante (Emma Stone), Melhor Fotografia,
"Birdman" é uma comédia de humor negro, que conta a história de Riggan Thomson (Michael Keaton), ator famoso por interpretar um super-herói, e que após se negar a gravar a quarta sequência da franquia, cai em decadência. Agora, Riggan tenta novamente alavancar a sua carreira, dessa vez, ele se arriscará como idealizador e ator de um espetáculo na Broadway.
Gostaria de revelar que não sei exatamente por onde começar. Sim, "Birdman" é uma obra completíssima e complexa. É um daqueles filmes que nos deixa em êxtase!
Decidido! Vou começar pela direção, inclusive, nada mais justo! Gente, que planos-sequência são aqueles? A sensação que tive foi que não haviam cortes entre uma cena e outra, algo feito com total maestria!
Ácido, dinâmico e citricamente engraçado, "Birdman" nos transporta para uma atmosfera, por vezes esquizofrênica. A obra de Iñárritu consegue nos levar através de seus movimentos extremamente bem articulados, para um universo que "alfineta" tudo aquilo que o representa.
É uma atuação que retrata a atuação, o roteiro critica o mundo do entretenimento em geral, nada escapa, nem mesmo os próprios críticos. E o mais bacana nisso tudo é que nada soa de forma pejorativa.
O elenco é formidável, dispensa comentários, não, não dispensa! Impossível não comentarmos a redenção do Michael Keaton, como o seu personagem é versátil e visceral. A dobradinha com o Edward Norton é simplesmente perfeita. Aliás, Norton roubou a cena por várias vezes, seria facilmente confundido com um protagonista.
O filme não é uma obra para todos públicos, sem dúvidas não é. Ele é provocativo, é cinema para público que gosta de ousadia, para aqueles que curtem sair da zona de conforto.
Há tempos não via uma obra tão completa. Consigo, facilmente, esboçar um sorriso todas as vezes que lembro de alguma cena.
Obra-prima!
5/5
Nenhum comentário:
Postar um comentário