Nightcrawler
Dirigido por Dan Gilroy
Elenco: Fonte Imdb
Indicação para o Globo de Ouro: Melhor Ator (Jake Gyllenhaal).
Quando li a sinopse de "O Abutre", não pude deixar de associá-lo ao argentino "Abutres"(2010), de Pablo Tropero, pois ambos além de possuírem títulos similares, relatam histórias de pessoas que lucram através das desgraças humanas.
A versão americana conta a história de Louis Bloom (Jake
Gyllenhaal), um homem sem emprego, que sobrevive de pequenos furtos praticados
nos arredores de Los Angeles. Em uma dessas incursões ele descobre que é
possível ganhar dinheiro filmando tragédias e negociando com emissoras de
televisão, que pagam uma boa grana para obter esse tipo de material em primeira
mão.
O filme retrata, em forma de "soco no estômago", a indústria de notícias, que não mede esforços em moldar, camuflar e mascarar os fatos, enganando de maneira inescrupulosa a população.
A maestria na interpretação do nosso "abutre" é um dos pontos altos da trama. Gyllenhaal captou o espírito imoral e desonesto de homens como "Lou", ou seja, daqueles que agem sem pensar no mal que seus atos insanos podem causar para o próximo. Dez quilos mais magro, com olhar fixo - o ator quase não pisca quando está em cena - e isso é super perceptível, o personagem consegue ser cativante e aterrorizante ao mesmo tempo. Classifico essa atuação como a melhor da sua carreira.
Voltando à versão argentina, sou categórica em afirma que "O Abutre", de Dan Gilroy, não fica devendo nada. A realidade aqui é exposta de forma crua, sem puritanismos e sem complexidade.
Na verdade, o sentimento de preocupação fica por conta da simplicidade com que os fatos acontecem.
4/5
Nenhum comentário:
Postar um comentário