Boyhood
Dirigido por Richard Linklater
Indicações Globo
de Ouro: Melhor Filme Dramático, Melhor Diretor (Richard Linklater), Melhor Roteiro (Richard Linklater), Melhor Atriz Coadjuvante (Patrícia Arquette), Melhor Ator Coadjuvante (Ethan Hawke).
Não precisa ser um grande apreciador da sétima arte para se interessar por Boyhood. O filme de Linklater é no mínimo muito convidativo. Um projeto super ambicioso sobretudo no quesito "linha do tempo".
O roteiro é do próprio Linklater, que nos traz uma história relativamente simples. A trama gira em torno do cotidiano de uma família americana. Ele acompanha, ao longo de 12 anos, a vida do garoto Ellar Coltrane (Maison), dos 5 aos 18 anos.
O filme é extremante sensorial, a história em si não impressiona, o que impressiona mesmo é a singularidade que está ali impressa. Fico imaginando quantas pessoas não se identificaram com alguns dos sentimentos e situações vivenciadas não só pelo protagonista, mas por qualquer um dos personagens da trama.
Outro detalhe que chama a atenção é duração do filme, são 2h45, que passam voando. E por falar em detalhe, vale a pena destacar alguns deles, a exemplo da trilha sonora, que já começa com a deliciosa "yellow" (Coldplay), das referências que o filme faz a cada época que está sendo retratada e de sua linda fotografia.
Assistir Boyhood é algo realmente gratificante, uma experiência singular. É um daqueles que permeia a nossa mente por muito e muito tempo.
4.5/5
4.5/5