segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Boyhood - Da Infância à Juventude (2014)

Boyhood
Dirigido por Richard Linklater
Indicações Globo de Ouro: Melhor Filme Dramático, Melhor Diretor (Richard Linklater), Melhor Roteiro (Richard Linklater), Melhor Atriz Coadjuvante (Patrícia Arquette), Melhor Ator Coadjuvante (Ethan Hawke). 

Não precisa ser um grande apreciador da sétima arte para se interessar por Boyhood. O filme de Linklater é no mínimo muito convidativo. Um projeto super ambicioso sobretudo no quesito "linha do tempo".


O roteiro é do próprio Linklater, que nos traz uma história relativamente simples. A trama gira em torno do cotidiano de uma família americana. Ele acompanha, ao longo de 12 anos, a vida do garoto Ellar Coltrane (Maison), dos 5 aos 18 anos. 

O filme é extremante sensorial, a história em si não impressiona, o que impressiona mesmo é a singularidade que está ali impressa. Fico imaginando quantas pessoas não se identificaram com alguns dos sentimentos e situações vivenciadas não só pelo protagonista, mas por qualquer um dos personagens da trama.




Outro detalhe que chama a atenção é duração do filme, são 2h45, que passam voando. E por falar em detalhe, vale a pena destacar alguns deles, a exemplo da trilha sonora, que já começa com a deliciosa "yellow" (Coldplay), das referências que o filme faz a cada época que está sendo retratada e de sua linda fotografia.



Assistir Boyhood é algo realmente gratificante, uma experiência singular. É um daqueles que permeia a nossa mente por muito e muito tempo.

4.5/5

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

TOP 10: Os Melhores Filmes de 2014

O ano ainda não acabou, mas já deu vontade de apontar os 10 melhores filmes de 2014. Vamos à lista:

10 - Azul é a Cor Mais Quente
(EUA, 2013, dir. Abdellatif Kechiche)



Adèle (Adèle Exarchopoulos) é uma garota de 15 anos que descobre, na cor azul dos cabelos de Emma (Léa Seydoux), sua primeira paixão por outra mulher. Sem poder revelar a ninguém seus desejos, ela se entrega por completo a este amor secreto, enquanto trava uma guerra com sua família e com a moral vigente. (Adoro Cinema)

09 - Garota Exemplar
(EUA, 2014, dir. David Fincher)



Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick (Ben Affleck) em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy. (Adoro Cinema)

08 - O Grande Hotel Budapeste
(EUA, 2014, dir. David Fincher)



No período entre as duas guerras mundiais, o famoso gerente de um hotel europeu conhece um jovem empregado e os dois tornam-se melhores amigos. Entre as aventuras vividas pelos dois, constam o roubo de um famoso quadro do Renascimento, a batalha pela grande fortuna de uma família e as transformações históricas durante a primeira metade do século XX. (Adoro Cinema)

07 - The Kings of Summer
(EUA, 2013, dir. Jordan Vogt-Roberts)




Joe Toy é um adolescente que não aguenta mais viver com o pai autoritário. Quando seu amigo Patrick também briga com os pais, os dois decidem se mudar para a floresta, junto de um garoto estranho que os segue, e viverem sozinhos, longe da presença de adultos. Logo, eles aprendem como cuidar da própria comida e como construir uma casa para os três. (Adoro Cinema)

06 - Inside Llewyn Davis
(EUA, 2013, dir. Ethan e Joel Coen)



Llewyn Davis (Oscar Isaac) é um cantor e compositor que sonha em viver da sua música. Com o violão nas costas, ele migra de um lugar para o outro na Nova York dos anos 60, sempre vivendo de favor na casa de amigos e outros artistas. Talentoso, mas sem se preocupar muito com o futuro, ele incomoda a amiga Jean Berkey (Carey Mulligan), que vive uma relação com outro músico, Jim (Justin Timberlake). Nem um pouco confiável, Davis se depara com a oportunidade de viajar na companhia de um consagrado e desagradável artista, Roland (John Goodman), mas nem tudo vai acabar bem nesta nova jornada. (Adoro Cinema)

05 - Blue Jamine
(EUA, 2013, dir. Woody Allen)



Uma mulher rica (Cate Blanchett) perde todo seu dinheiro e é obrigada a morar em São Francisco com sua irmã (Sally Hawkins), em uma casa muito mais modesta. Ela acaba encontrando um homem (Alec Baldwin) na Bay Area que pode resolver seus problemas financeiros, mas antes ela precisa descobrir quem ela é, e precisa aceitar que São Francisco será sua nova casa. (Adoro Cinema)

04 - Alabama Monroe
(EUA, 2012, dir. Felix Van Groeningen)




Elise (Veerle Baetens) e Didier (Johan Heldenbergh) se apaixonam à primeira vista. Ele é um músico romântico e ela a realista dona de um estúdio de tatuagem. Apesar das diferenças, o relacionamento dá certo e eles têm uma filha, Maybelle (Nell Cattrysse). Aos seis anos a menina fica gravemente doente e a família se desestabiliza. (Adoro Cinema)

03 - Clube de Compras Dallas
(EUA, 2013, dir. Jean-Marc Vallée)



Em 1986, o eletricista texano Ron Woodroof (Matthew McConaughey) é diagnosticado com AIDS e logo começa uma batalha contra a indústria farmacêutica. Procurando tratamentos alternativos, ele passa a contrabandear drogas ilegais do México... (Adoro Cinema)

02 - Nebraska
(EUA, 2013, dir. Alexander Payne)




Woody Grant (Bruce Dern) é um homem idoso que acredita ter ganho US$ 1 milhão após receber pelo correio uma propaganda. Decidido a retirar o prêmio, ele resolve ir a pé até a distante cidade de Lincoln, em Nebraska. Percebendo que a teimosia do pai o fará viajar de qualquer jeito, seu filho David (Will Forte) resolve levá-lo de carro. Só que no caminho Woody sofre um acidente e bate com a cabeça, precisando descansar. David decide mudar um pouco os planos, passando o fim de semana na casa de um de seus tios antes de partir para Lincoln. Só que Woody conta a todos sobre a possibilidade de se tornar um milionário, despertando a cobiça não só da família como também de parte dos habitantes da cidade.(Adoro Cinema)

01 - Ela
(EUA, 2013, dir. Spike Jonze)




Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia. (Adoro Cinema)

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

O Grande Hotel Budapeste (2013)

The Grand Budapest Hotel
Dirigido por Wes Anderson
Indicações Globo de Ouro: Melhor Diretor (Wes Anderson), Melhor Roteiro, Melhor Filme de Comédia, Melhor Ator em Filme de Comédia (Ralph Fiennes).

Gosta da peculiar estética do Wes Anderson? Então seja muito bem-vindo ao “Grande Hotel Budapeste”, pois aqui você irá se deliciar. Posso garantir um deleite nos seguintes quesitos: fotografia que passeia entre tons quentes e frios, diálogos hilários e uma narrativa que prende o expectador.


O filme conta a história de Gustave H (Ralf Fiennes), o respeitadíssimo concierge de um dos mais importantes hotéis da Europa e seu fiel amigo, o mensageiro Zero Moustafa. Os dois se conhecem, entre as guerras mundiais, e vivem as aventuras mais improváveis juntos.


O elenco, como diriam por aí, é pura ostentação! Quanta gente boa! Nomes como o de Bill Murray e Edward Norton aparecem em papéis secundários, mas o grande nome aqui, sem dúvidas, é o do Ralph Fiennes. Estou de queixo caído com a interpretação do moço – indicaria facilmente esse protagonista como um dos melhores da sua carreira.


A história é leve e incrivelmente bem conduzida. A excentricidade me apetece e Anderson consegue ser um dos caras dessa nova geração, que virou especialista em tecer histórias envolventes sob uma ótica tão particular.

4.5/5

domingo, 14 de dezembro de 2014

Garota Exemplar 2014

Gone Girl
Dirigido por David Fincher
Indicações Globo de Ouro: Melor Atriz (Rosamund Pike), Melhor Diretor (David Fincher), Melor Roteiro, Melhor Trilha Sonora.



Apesar de apontado pela crítica como o thriller mais comercial de Fincher, “Garota exemplar” não decepciona e traz consigo um ar bastante perturbador.
Uma história relativamente simples: no dia das bodas de madeira (5 anos de casados), Nick Dunne (Ben Affleck) avisa a polícia que sua linda mulher Amy (Rosamund Pike), está desaparecida. Sob pressão da polícia e um grande interesse da imprensa, essa linda história se demonstra vulnerável e duvidosa. Será que Nick Dunne matou sua mulher? Fico com o pé atrás toda vez que leio uma sinopse como essa.
O perigo está no mais do mesmo. Alguém sumiu! Quem é o bandido? Quem é o mocinho? O tema é bastante batido, sobretudo pelos nossos queridos blockbusters (aaargh!).
O filme é baseado em um livro homônimo e mantém a narrativa da obra, temos a história contada sob a ótica do diário da protagonista (a mulher sumida) e dos relatos do marido. Essas viradas são muito bem executadas, o que ajuda bastante na dinâmica das cenas – os primeiros 30 minutos, no entanto, são meio arrastados, mas logo o filme engrena! Um conto de horror guiado por uma mente genialmente perversa.
Fincher mais uma vez não me decepciona, as revelações e reviravoltas são bem apetitosas. A montagem é brilhante! Uma aula de como deixar uma história que, sim, é mega previsível em uma obra grandiosa.    

4.5/5

Liguem as Máquinas

E está aberta a temporada de premiações dos melhores filmes de 2014! Deu vontadinha de deixar minhas impressões cinéfilas registradas. Então, por que não criar um blog? 
Aqui estou eu! Let's go to the movies!!!